Seminário Mais Cultura Nas Escolas – Território Educativo do Bairro Cristal e a Cultura Viva

_MG_2808_MG_2813

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo recebeu na manhã do dia 29 de abril de 2016 gestores de escolas, educadores, artistas, iniciativas culturais, pontos de cultura e parceiros no SEMINÁRIO “MAIS CULTURA NAS ESCOLAS – TERRITÓRIO EDUCATIVO CRISTAL E A CULTURA VIVA”, que teve por objetivo refletir a experiência do Programa Mais Cultura nas Escolas com as iniciativas parceiras e escolas da região Cristal, bem como apontar caminhos para sua potencialização e integração. Na ocasião, contamos com a presença da Secretaria de Educação e Formação Artística (SEFAC) do Ministério da Cultura, responsável pela coordenação nacional do Programa Mais Cultura nas Escolas, Carla Dozzi.

_MG_2804_MG_2816 _MG_2821_MG_2831

A programação, com muito frio, teve início pelas apresentações das quatro experiências em Escolas no Cristal, nas quais  oito Arte Educadores que trabalham no Quilombo do Sopapo estão desenvolvendo.  O projeto Na Terra de OZ com Leandro Silva e Roberta na Escola Rafael Pinto Bandeira; Murais do Cristal com Clarissa Silveira e Letícia Paranhos na Loureiro da Silva, que o vídeo abaixo produzido pela Cristalizar Vídeo Produções, dá uma dimensão da importância da ação.

Seguiu com o projeto Imagens Faladas – reportagens fotográficas das memórias do território educativo do Colégio Paraná com os educadores Leandro Anton e Cristina Nascimento e fechou a rodada de apresentações com o projeto Sopapo Percussivos desenvolvido com a Escola Fernando Ferrari e que tem como educadores Edu do Nascimento e Marion Santos.

Após as apresentações das ações nas Escolas do Cristal, Carla Dozzi – Diretora de Articulação de Políticas de Cultura e Educação, detalhou o Programa Mais Cultura nas Escolas conduzido pela Secretaria de Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura – SEFAC/MINC.

Após as explanações foi aberto o debate entre os presentes que tinha com objetivo estabelecer um espaço período de encontro entre Escolas e Educadores que tenham nos processos culturais as ações pedagógicas como fortalecimento do processo educativo desenvolvido pelas instituições de ensino público no Cristal.

Ao final foi criado este fórum que terá seu próximo encontro no mês de junho e estabeleceu que este encontro para refletir sobre o território educativo do Cristal terá periodicidade de reuniões a cada dois meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =