Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo também é Ponto de Memória

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo foi reconhecido no final de 2023 como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/MinC e contemplado com o Prêmio Pontos de Memória 2023 – Edição Helena Quadros. A iniciativa reconhece organizações culturais brasileiras que desenvolvem programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território.

No caso específico do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, o reconhecimento em museologia social se deve por conta de sua atuação nos territórios do Cristal e Morro Santa Tereza a partir dos núcleos e coletivos de fotografia, audiovisual e teatro de animação e por contribuir com a preservação da memória do Sopapo, instrumento tradicional gaúcho e representante da presença negra no Rio Grande do Sul.

Através de linguagens artísticas como teatro de bonecos, fotografia e audiovisual, o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo desenvolveu ao longo de sua trajetória de 16 anos importantes projetos de memória social e de constituição de acervos memoriais sobre os territórios do Cristal e Morro Santa Tereza e da luta dessas comunidades contra a violação de seus direitos. Entre esses projetos e ações, destacam-se as exposições fotográficas e mostras de audiovisual nas comunidades realizadas pelo Coletivo Imagens Faladas e a Cristalizar Vídeo Produções – CVP, a oferta regular de Oficinas Socioculturais para a comunidade, especialmente para crianças e adolescentes, a manutenção do atendimento regular do Telecentro Comunitário e da Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro e a realização de duas edições do projeto Na Trilha das Andarilhas (2021 e 2023) pelo NuTA – Núcleo de Teatro de Animação.

Que este reconhecimento fortaleça a luta do Quilombo do Sopapo e sua ação de sistematização e preservação da memória social e cultural de Base Comunitária!

#SomosPontosDeMemoria
#QuilomboDoSopapoSempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 2 =