Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo recebe o Prêmio Zumbi dos Palmares 2023 em reconhecimento à sua trajetória

A Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo foi uma das Organizações da Sociedade Civil premiada no Edital de Chamamento Público – Manifestações Político-Culturais 20 de Novembro – Zumbi dos Palmares, realizado pela Fundação Cultural Palmares/ Ministério da Cultura no final de 2023. O objetivo  da premiação foi reconhecer a relevante contribuição ao desenvolvimento da cultura afro-brasileira no Brasil em cada uma das regiões do país.

Como uma das organizações premiadas da Região Sul, o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo teve reconhecida sua trajetória de 15 anos de atuação em Porto Alegre, nos territórios do Cristal e Santa Tereza, com iniciativas de formação sociocultural em diferentes linguagens artística voltadas especialmente para adolescentes e jovens na faixa etária de 14 a 29 anos, por garantir serviços de atendimento para as comunidades como biblioteca comunitária e telecentro, além de contribuir para o empoderamento econômico de trabalhadoras e trabalhadores da Cultura, a partir do trabalho de Base Comunitária, especialmente de mulheres pretas e periféricas. A participação em redes e a manutenção do Conselho Gestor Comunitário como espaços de incidência e controle social das comunidades integrantes dos territórios de atuação também foram destaques na candidatura à premiação.

O prêmio será destinado à manutenção física e institucional do centro comunitário de cultura, sede do Quilombo do Sopapo, e no fortalecimento da ação cultural de seus Núcleos, Coletivos e Espaços de atendimento atualmente ativos: Cristalizar Vídeo Produção – CVP, NuTA – Núcleo de Teatro de Animação, Sopapo de Mulheres, Estúdio Multimeios, Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro e Telecentro Comunitário. As ações realizadas com a premiação serão compartilhadas e acompanhadas pelo Comitê de Núcleos e Coletivos do ponto de cultura.

Com este reconhecimento, que celebra a luta de Zumbi e Dandara de Palmares por liberdade e dignidade, o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo reafirma sua histórica construção de promover a Cultura Viva de Base Comunitária tramada com princípios de educação popular antirrascista e da economia solidária da cultura. 

#QuilomboDoSopapoSempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 6 =