NuTA – Núcleo de Teatro de Animação

NOTÍCIAS DO NUTA

Site: https://nuta.redelivre.org.br

O Núcleo de Teatro de Animação – NUTA é um grupo e espaço de formação, pesquisa, criação e produção em Teatro de Animação, integrante da estrutura do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Tem, por objetivos, aproximar as possibilidades tradicionais e contemporâneas do Teatro de Animação em suas diversas vertentes (Bonecos, Máscaras, Objetos, Sombras, etc.) e desenvolver ações e projetos artísticos e/ou formativos que exploram as transversalidades dessa linguagem com outras artes, tecnologias e campos (Educação, Saúde, Ecologia e outros).

O espaço de referência do NUTA é o Ateliê Multiuso do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, localizado na Avenida Capivari, nº 602 – Bairro Cristal, Porto Alegre – RS, que oferece a estrutura necessária ao desenvolvimento de seus objetivos.

O que fazemos no NuTA?

  • Oferta, periodicamente, oficinas e vivências sistemáticas de formação artística e técnica em Teatro de Animação e suas convergências e desdobramento;
  • Promove a criação e produção de trabalhos artísticos de Teatro de Animação;
  • Realiza encontros abertos e seminários, periódicos e temáticos, sobre atualidades e urgências que atravessam o Teatro de Animação.

Qual a história do NuTA?

O Núcleo de Teatro de Animação – NuTA foi fundado oficialmente no dia 15 de junho de 2013, como parte do programa da residência artística do artista bonequeiro Leandro Silva no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, no âmbito do Edital Bolsa Funarte Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura. O Núcleo passou a incorporar tanto as experiências de teatro de bonecos realizadas antes desta data, como as oficinas ministradas pelo bonequeiro e músico Edu do Nascimento, quanto as experiências posteriores, nas quais se destacam a criação do Grupo Fuzuê Teatro de Animação e sua ocupação do Ateliê Multiuso até o ano de 2016, e a realização de dezenas de oficinas, encontros e seminários sobre Teatro de Animação e seus desdobramentos realizados pelo artista Leandro Silva. Destacam-se ainda a realização de duas oficinas de Teatro de Animação voltadas pelo público LGBTQIANP+, realizadas nos anos de 2021 e 2022/2023.

COORDENAÇÃO

Leandro Silva

Currículo: Artista bonequeiro (filiado à Associação Brasileira de Teatro de ABTB Centro UNIMA Brasil União Internacional de Marionetistas UNIMA) e diretor teatral (DRT 12.402). Doutorando em Antropologia Social pelo PPGAS UFRGS. Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC UFRGS). Entre seus campos de interesse e pesquisa, estão as relações entre Arte, [novas] Tecnologias, Arte Ciborgue e o Corpo Pós-Orgânico. Atuou e dirigiu vários espetáculos teatrais, realizados de forma independente ou com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre RS). Entre seus trabalhos de atuação e/ou direção, destacam-se: Fuzuê no Sertão Encantado (2013-2015), Devaneios (2015-2016), As Malditas (2016), Bandele (2018), Wonderland Ave. – Experiência de Criação Cênica em Confinamento (2020), trabalho integrante do projeto TRANSIT realizado pelo Goethe Institut Porto Alegre e SESC RS, Páginas Amarelas – A Vida e a Obra de Carolina de Jesus (2021), Na Trilha das Andarilhas (2021 e 2023) e Grimm Para os Pequenos (desde 2015). Artista Colaborador do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, onde coordena o NuTA – Núcleo de Teatro de Animação e membro da Associação Espiritualidade em Saúde, onde coordena o Departamento de Arte-Educação. Página https://linktr.ee/leandrosilva_art