SANTA TERESA SEDIA EXPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO GUAIBA & SEUS PERCURSOS EM IMAGENS FALADAS

Estará aberta à visitação na Vila Rio Branco, Morro Santa Tereza, dia 03 de Junho de 2023 das 14h30 até 16h30min, a exposição “ÁGUAS DO GUAIBA & SEUS PERCURSOS EM IMAGENS FALADAS”, mostra que traz fotos feitas por jovens moradores das Regiões Cristal e Cruzeiro.

As composições fotográficas revelam as ÁGUAS DO GUAIBA & SEUS PERCURSOS EM IMAGENS FALADAS, fruto de encontros com moradores e lideranças comunitárias dos quatro percursos fotográficos realizados durante a oficina de fotografia ministrada pelo educador e fotógrafo Leandro Anton, integrante do coletivo Imagens Faladas do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo localizado no Bairro Cristal.

Conforme o educador e curador da exposição, Leandro Anton, “a exposição busca trazer a trajetória de um percurso da fotografia de adolescentes.”

Os jovens artistas fotográficos com composições na exposição são , Cauê Correa, Érica Rafaela, Hellen Rodrigues, Hestephany Carolina, Kenya Rafaela, Larissa Gasparetto, Maria Antônia, Mycaella Jardim

A mostra é resultado da oficina de fotografia demandada pela Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa via Orçamento Participativo de 2022 da Região Cristal.

A oficina teve início em 14 de dezembro de 2022, com um encontro por semana nas quartas-feiras á tarde. A oficina fotográfica “Imagens Faladas – percursos fotográficos pelos bairros Cristal e Santa Tereza”. A metodologia de formação e produção fotográfica da oficina sociocultural, tem por princípio a sensibilização do olhar pela prática pedagógica do uso de câmeras pinhole feitas de lata e por percursos para ensaios fotográficos dentro do bairro, em trajetos que são de domínio dos educandos e fazem parte do cotidiano de vida dos moradores dentro dos bairros que residem.

Com esta metodologia são abordados conhecimentos sobre composição fotográfica, enquadramentos para retratos e paisagem, são realizados laboratórios químicos de revelação, introdução ao uso das câmeras profissionais digitais.

A produção fotográfica desta turma foi realizada em quatro percursos fotográficos: Ilha da Pintada no dia 02 de fevereiro, Quarteirão do Hipódromo do Cristal passando pelos arroios Sanga da Morte e Cavalhada, Pontal do Estaleiro e Vila Mato Grosso passando pelo Arroio Passo Fundo. Pela importância dos cursos de água em cada percurso, o tema da exposição é “As Águas do Guaíba e seus percursos em Imagens Faldas”, porque cada fotografia tem uma história a ser ouvida e contada.

Texto: Leandro Anton com a contribuição de Hestephany Carolina e Érica Rafaela.

Arte do Cartaz: Adriano Marcelo

Foto do Cartaz: Larissa Gasparetto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =