LIVE de lançamentos dos produtos culturais e encerramento do Na Trilha das Andarilhas 2023

Após as atividades formativas com oficinas e seminários e circulação do espetáculo, o projeto Na Trilha das Andarilhas encerra com live. No evento, realizado no dia 14 de novembro, 19h, a equipe lança documentário e site e encerra o projeto que esteve em diversas regiões e comunidades de Porto Alegre.

O projeto Na Trilha das Andarilhas – Cortejos e Festejos chega à sua etapa final e se desdobra em outros produtos culturais, gerados através do trabalho criativo e colaborativo de núcleos e coletivos ligados ao Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, como o Coletivo Imagens Faladas, a Cristalizar Vídeo Produções, o Estúdio Multimeios do Quilombo do Sopapo, o Núcleo de Teatro de Animação e toda uma rede de parceiros, coletivos, artistas e agentes comunitários. Aqui, nessa etapa final, o projeto reitera o que se propôs desde o início: a ser uma experiência de cidadania cultural plena, em todas as suas dimensões: simbólica, social e econômica.

Na live de lançamento dos produtos complementares, onde se destacam o documentário e o site, dia 14 de novembro, estarão os artistas e idealizadores do projeto, além de criadores dos produtos complementares em questão. São eles: Leandro Silva, diretor teatral e produtor; Cristina Rosa, produtora e gestora audiovisual; Júlio Rodrigues – ator animador e produtor audiovisual; Marcelo Curia, fotógrafo e produtor dos cartões postais; Beatriz Rodrigues e Tuti Rodrigues, que assinam a composição musical. Ainda na live, para falar das experiências pessoais dentro deste rico projeto, que esteve presente durante todo o ano de 2023, estão Sílvia Duarte, atriz animadora e cantante, relatando sua experiência no espetáculo Na Trilha das Andarilhas e Adriana, da Vila Pedreira, uma liderança da Vila Barracão, que irá falar sobre o impacto e as experiências das comunidades que receberam a circulação da montagem.

O espetáculo Na Trilha das Andarilhas: cortejos e festejos, montagem de rua do NuTA – Núcleo de Teatro de Animação – Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, integra teatro de bonecos gigantes, poesia, música, composições autorais e tecnologias. Na Trilha das Andarilhas encanta com suas gigantes, as Andarilhas, figuras femininas que se assemelham a totens, que ocupam o espaço público e cantam as lutas, as alegrias e os desafios das comunidades periféricas. Espetáculo circular, performado em gira, sem frente nem hierarquia, está apto a ocupar a rua e o morro, o pátio e o beco, sempre de forma inclusiva. As Andarilhas são a expressão da Mãe, da Natureza, da Negritude e da comunidade LGBTQIA+, e, ao mesmo tempo que se apresentam ao público, denunciam e exigem respeito às suas vidas. O projeto, além da circulação, contou com atividades formativas, criação de documentário, site georreferenciado, EP com a trilha sonora, postais e artes gráficas, todos produtos que serão conhecidos nesta etapa final.

Live de encerramento do projeto Na Trilha das Andarilhas – Cortejos e Festejos

Com lançamento dos produtos culturais e experiências dos artistas e líderes comunitários

Dia 14 de novembro de 2023, terça-feira, 19h

No canal Youtube do Quilombo do Sopapo

Mediadora: Cristina da Rosa
 
Operação da transmissão: Júlio Rodrigues

Ficha técnica:

Direção e produção artística: Leandro Silva / Elenco: Beatriz Rodrigues, Sílvia Duarte, Diane Barros, Julio Rodrigues, Willian Fraga, Alexandre Malta, Viviane Marmitt e Jeysi Alvarez / Tamboreiro: Cristiano da Rosa / Bonecos e Cenografia: Silvia Serrano e Anderson Gonçalves (Trupi di Trapu Teatro de Bonecos) / Figurinos: Mari Falcão / Composição de trilha sonora original: Beatriz Rodrigues / Gravação de trilhas sonoras: Estúdio Multimeios do Quilombo do Sopapo / Fotografia: Leandro Artur Anton (Coletivo Imagens Faladas), Marcelo Curia e Hans George / Vídeo documentário e Produção audiovisual: Cristalizar Vídeo Produções – CVP (Cristina da Rosa e Julio Rodrigues) / Atualização de site georreferenciado: Argonauta Cultural / Coordenação técnica do projeto: Cristina da Rosa / Coordenação administrativa: Denise Flores / Divulgação: Bebê Baumgarten / Realização: NuTA – Núcleo de Teatro de Animação – Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo / Fomento: Edital de Concurso FAC das Artes de Espetáculo – Pró Cultura RS – SEDAC RS – Governo do Rio Grande do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 6 =