Na Trilha das Andarilhas integrará a programação do 30ª Porto Alegre em Cena

O espetáculo “Na Trilha das Andarilhas”, realizado pelo NuTA – Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre – RS) é um dos espetáculos selecionados para compor a programação da 30ª Edição do Festival Porto Alegre em Cena.

Na Trilha das Andarilhas é um espetáculo nascido na e das periferias, onde mulheres pretas, atrizes e bonecas gigantes, falam de suas vivências e denunciam o racismo, a homofobia e a violência do Estado contra corpas pretas. Espetáculo circular, performado em gira, sem frente nem hierarquia, apto a ocupar a rua e o morro, o pátio e o beco, sempre de forma inclusiva, o Na Trilha das Andarilhas vem desenvolvendo desde 2021 uma série de atividades culturais, gerando novas oportunidades de formação para agentes culturais e geração de trabalho e renda para uma rede de trabalhadoras e trabalhadores da Cultura de Base Comunitária.

Encenam o espetáculo as atrizes Beatriz Rodrigues, Sílvia Duarte, Diane Barros e Jeysi Alvarez. As bonecas gigantes são animadas por Viviane Marmitt, Julio Rodrigues, Alexandre Malta e Willian Fraga. O toque do tambor é executado por Cristiano da Rosa. A direção do espetáculo e a concepção do projeto é do diretor e bonequeiro Leandro Silva, coordenador do NuTA. Uma realização da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.  

Como na edição de 2022, a Direção Artística do Festival Porto Alegre em Cena pautou-se pela valorização da qualidade artística, mas esteve atenta em garantir diversidade de linguagens e de abrir espaço para a surpresa. Assim, o teatro de rua, o teatro para crianças, as formas animadas e a dança ganham espaço nesta edição. Em breve, será divulgada a programação completa do festival, através do site: <https://www.portoalegreemcena.com/> 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 9 =