Quilombo do Sopapo recebeu a visita de Eduardo Amaro (Mister Negrinho), filho de Dona Sirley Amaro

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo recebeu no último dia 24/02 a visita do artista Eduardo Amaro, artisticamente conhecido como Mister Negrinho, filho da mestra griô Dona Sirley Amaro. Mister Negrinho veio conhecer pessoalmente o espaço do Quilombo do Sopapo e, especialmente, a Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro, que guarda o nome de sua mãe e colabora para manter o seu rico legado cultural. 

Mister Negrinho visitou todos os espaços da estrutura do centro cultural comunitário e se emocionou com os grafites e o espaço da biblioteca comunitária dedicados à nossa madrinha, Dona Sirley Amaro. Foi uma oportunidade para trocar memórias sobre a mestra e articular também ações de continuidade de sua presença no espaço. Neste sentido, Mister Negrinho foi formalmente convidado pela gestão da biblioteca comunitária para compor o dia da programação da 16ª Semana do Quilombo do Sopapo, que será dedicado à biblioteca e Dona Sirley, com data a agendar.

Também contamos com a presença do artista Richard Serraria, que neste momento realiza o processo de criação e montagem da contação de histórias “Girafa da Cerquinha”, de autoria de Dona Sirley Amaro, integrado com o toque e vivência ao redor do Sopapo; e de Leandro Anton, ex-coordenador geral do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e atualmente colaborador do Ministério da Cultura em Brasília, onde tratamos de perspectivas de continuidade do Coletivo Imagens Faladas.

Agradecemos a todos os visitantes por este dia de ricos diálogos e trocas de memórias e articulação de experiências em torno da memória de Dona Sirley Amaro e da trajetória do Quilombo do Sopapo

Sobre Dona Sirley, o ponto de cultura e a biblioteca

A Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro é uma iniciativa da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, localizada no bairro Cristal, na periferia de Porto Alegre, surgida em 2009. Se reconhece como um espaço de bibliodiversidade, de acesso ao livro e a literatura pelo desenvolvimento de atividades artísticas e culturais em convergência com teatro de bonecos, música, fotografia e vídeo e de encontro e acolhida para a comunidade da região do Cristal e Morro Santa Teresa, especialmente crianças, adolescentes e jovens. É um dos espaços de atendimento diários do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, sendo composta por uma sala acolhedora de leitura e um acervo de cerca de 1.000 títulos, especialmente de literatura brasileira, estrangeira e infanto juvenil. A biblioteca integra, desde 2021, a Rede Beabah de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul, juntamente com outras 15 iniciativas.

A partir de abril de 2017 foi rebatizada como o nome “Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro” em reconhecimento ao trabalho e presença de Dona Sirley Amaro no espaço e em todo o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Trata-se de importante mestra griô, natural de Pelotas, RS, reconhecida como patrimônio vivo da cultura popular e que ao longo dos anos visita e encanta a biblioteca com suas histórias e criações. A cerimônia de batismo do espaço contou com a presença da Mestra Sirley Amaro, que deu seu aceite à proposta de renomeação do espaço.

Dona Sirley Amaro é uma das madrinhas do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, referência da constituição de nossa caminhada enquanto centro comunitário de cultura, desde 2008. Todos os anos, até seu falecimento em 2020, recebemos sua visita, especialmente durante a Semana Anual do Quilombo do Sopapo, onde sempre contamos com sua presença contagiante, suas histórias contadas e cantadas, suas orientações e bênçãos. Ao longo desses anos, foram centenas de crianças, adolescentes e jovens que se sentaram ao redor de Dona Sirley Amaro para fruir de sua imensa sabedoria ancestral, sensibilidade artística e humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 7 =