O livro é livre! Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro/ Quilombo do Sopapo repudia todas as formas de censura ao livro e à literatura

A Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo se firmou como espaço de referência de promoção da bibliodiversidade e tem como política de constituição de seu acervo a literatura afirmativa (negra, feminista, decolonial, indígena e LGBTQIANP+). Assim, nos manifestamos veementemente contra todo e qualquer ato de censura ao livro e à literatura, especialmente os comprometidos com a luta e educação antirracista.

O livro “O Avesso da Pele”, do escritor negro Jeferson Tenório e que orgulhosamente integra nosso acervo foi censurado em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, pela diretora de uma escola pública, baseada em desinformação e fake news, prejudicando o acesso de estudantes a uma obra essencial para refletir e transformar a nossa sociedade, marcada infelizmente pelo racismo estrutural, com reflexos cotidianos na violação de direitos da população negra. Estas violações sim, deveriam ser objeto de incômodos e de  manifestações públicas e contundentes contra o racismo que nos assola.

A obra “O Avesso da Pele” está à disposição para acesso, leitura e mediação na nossa biblioteca comunitária. A obra é vencedora do prêmio Jabuti na categoria melhor romance, e foi inscrita e avaliada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2021) para ser trabalhada no Ensino Médio, depois de aprovado por uma banca de educadores, especialistas e mestres em literatura e língua portuguesa juntamente com outros 530 títulos.

Toda nossa solidariedade ao escritor Jeferson Tenório e à editora Companhia das Letras. Nos somamos à luta contra toda forma de censura ao livro e à literatura, especialmente a afirmativa de lutas e direitos.

Beatriz Rodrigues (Coordenadora Geral)

Leandro Silva (Gestor da BC Mestra Griô Sirley Amaro)

#nãoàcensura #oavessodapele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 9 =