Sombras no Quilombo do Sopapo: Arte, descoberta e diversão! Ainda há vagas!

Tem interesse, ainda há vagas, faça sua inscrição acessando o link que segue https://docs.google.com/forms/d/1plcw7gINXpAfaVSdtvE9R70Sl4Jd9MDBtJreXcwihbM/viewform

No dia 15 de setembro deu-se início à Oficina de Teatro de Sombras: Convergências e Transformações no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo pelo projeto de Descentralização da Cultura. Contando com um grupo de pequenos curiosos, o primeiro encontro foi dedicado à descoberta da sombra enquanto expressão, inventividade e liberdade. As crianças se divertiram com a própria sombra em um momento de desinibição e encantamento. Depois, hora de contar uma história divertida com suas primeiras silhuetas: “O Menino, A Menina e a Cobra”. Que medo! Além de criativos, a turma é corajosa. Experiência assombrosa!

Depois, fomos conversar sobre elementos técnicos para criação de um Teatro de Sombra. O que precisamos para fazer uma sombra? Quais as dificuldades? O que é um teatro de sombras? Depois de uma noite de experiências assombrosas com o Teatro de Sombras, a turma voltou pra casa feliz, na expectativa de contas outras histórias sombrias na semana que vem.

Confira algumas imagens do primeiro encontro da oficina:

A oficina “Teatro de Sombras: Convergências e Transformações”, realizada pelo projeto de Descentralização da Cultura 2015, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre – RS, em parceria com o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e a Casa de Nazaré tem como objetivos oferecer um espaço de vivência, experimentação e criação com a linguagem do Teatro de Sombras, a partir da criatividade dos participantes e sintonizada com a celebração do Ano Internacional da Luz, proclamado na 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, definindo o ano de 2015 como o ano para se pensar o papel da luz na história humana, a partir de 04 temas, por sua vez vinculados à sustentabilidade, educação e história: Ciência da Luz, Tecnologia da Luz, Luz na Natureza, Luz e Cultura.

Serviço:

Local: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, situado na Avenida Capivari, 602, Cristal, Porto Alegre, RS.

Data/ Horário: Sempre nas terças-feiras, das 19 às 21 horas.

Oficineiro:

Ministrada pelo artista bonequeiro e diretor teatral Leandro Silva. Membro da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos/ ABTB Unima Brasil. Membro do Grupo Fuzuê Teatro de Animação/ Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Ministra oficinas para o projeto de Descentralização da Cultura desde 2013, nas áreas de Teatro de Animação. Site do oficineiro: www.leandro-silva.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 9 =