Bonecos, Máscaras e Diversidade: Iniciada a Oficina de Teatro de Animação pelo Projeto Cultura e Economia Solidária. Confira!

No dia 07 de agosto de 2021 iniciamos a Oficina Sociocultural de Teatro de Animação, realizada no âmbito do projeto Cultura e Economia Solidária (Edital SEDAC n. 12/2019 – FAC Movimento). A oficina, ministrada pelo artista bonequeiro Leandro Silva, está sendo realizada no formato semipresencial, com encontros alternados, virtuais e presenciais. O programa da oficina contempla um percurso artístico sobre Teatro de Animação nas vertentes dos Bonecos e das Máscaras, articulados com os temas do Direito à Cidade e dos Direitos LGBTQIA+.

Nos dois primeiros encontros presenciais, a turma pode conhecer o espaço e a proposta do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e iniciar seu trabalho prático de criação de máscaras e bonecos no Ateliê do centro comunitário de cultura. Já os encontros virtuais, são dedicados à reflexão sobre a linguagem do Teatro de Animação e aos temas transversais propostos na oficina, o direito à cidade e sua articulação com os direitos da comunidade LGBTQIA+.

Com essa oficina, o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo deseja ir além de um espaço de acolhimento a LGBTs, para se afirmar como zona livre e protegida da homofobia e de afirmação de direitos.

A oficina vai até o final de novembro de 2021 e será encerrada com uma Mostra Cultural, também integrante do projeto Cultura e Economia Solidária. Fazem parte ainda do projeto mais 03 oficinas socioculturais: Fotografia Pinhole, ministrada pelo fotógrafo educador Leandro Anton e equipe do Coletivo Imagens Faladas, Audiovisual, ministrada por  Cristina da Rosa e Júlio Rodrigues, da Cristalizar Video Producoes (CVP) e Contação de Histórias e Música Percussiva, ministrada por Beatriz Rodrigues.

O projeto Cultura e Economia Solidária – Tecendo Redes pelo Direito à Cidade está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 1 =