Oficina de formação Teatro de Bonecos no Quilombo do Sopapo

O artista bonequeiro Leandro Silva realiza, em parceria com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação e o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, a Oficina de Formação em Teatro de Bonecos: da construção à dramaturgia”, com o objetivo de gerar a formação de novos artistas bonequeiros, mantendo viva dentro do espaço do Quilombo do Sopapo a estética do Boneco em suas diversas manifestações, bem como de reconstituir o Núcleo de Teatro de Bonecos como espaço e estratégia de organização econômica e solidária de trabalhadoras e trabalhadores da arte, cultura e educação a partir desta estética.

A oficina terá como foco a técnica do boneco de manipulação direta e compreenderá os processos de construção, o lugar do ator animador e a elaboração de dramaturgia. No processo de criação e encenação, os participantes contarão com a partilha de vivências do Grupo Fuzuê Teatro de Animação, grupo de teatro surgido no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo em 2013.

O projeto da oficina foi contemplado na 6ª edição do Prêmio Culturas Populares – Homenageada Selma do Coco, realizado pelo Ministério da Cultura.

INFORMAÇÕES:

Inscrições: exclusivamente através do formulário https://www.encurtador.com.br/mpqA7

As inscrições são gratuitas.

Vagas: 15 vagas. Idade a partir de 14 anos.

Duração da oficina: 04 meses, abril a agosto de 2019 (encontros semanais)

Dia e Horário: sábados, das 9h às 12h.

Local: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, Avenida Capivari, nº 602, Cristal, Porto Alegre, RS.

Início das aulas: Aula inaugural no dia 13 de abril de 2019, das 09 às 12 horas, integrando 11ª Semana do Quilombo do Sopapo.

SOBRE O OFICINEIRO:

Leandro Silva é ator, artista bonequeiro (filiado à União Internacional de Marionetistas – UNIMA) e diretor teatral (DRT 12.402). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC UFRGS) com pesquisa sobre “interfaces tecnológicas no Teatro de Animação Contemporâneo”. Possui aperfeiçoamento profissional na Escuela de Verano 2013 da Unima Espanha, realizado no Tolosa Puppets Internacional Center – TOPIC (Tolosa, Espanha) e Capacitação em Elaboração, Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos (Ministério da Cultura – FGV – SENAC). Atuou e dirigiu vários espetáculos teatrais de sucesso, realizados de forma independente ou com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre – RS). Diretor artístico do Grupo Fuzuê Teatro de Animação e do Coletivo Kayodê de Arte Negra/ Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS). Criador, encenador e diretor do projeto “Grimm Para os Pequenos”. Mais informações: http://www.leandrosilvabonecos.wordpress.com

CONTATO:

E-mail: [email protected]

WhatsApp: (51) 98269.4614

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 6 =