Encerramento da Oficina de Teatro de Sombras: Convergencias e Transformações

No dia 15/12, deu-se o encerramento da oficina de Teatro de Sombras “Convergências e Transformações”, realizada via Descentralização da Cultura (Secretaria da Cultura de Porto Alegre), em parceria com a Casa de Nazaré e o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Região Cristal, Porto Alegre, RS).

 
Os oficinandos da Casa de Nazaré fizeram uma visita ao Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, onde foram recebidos pela equipe da casa e apresentados a cada espaço de atividades da casa na Avenida Capivari. Na ocasião, a turma fez a apresentação do seu trabalho de teatro de sombras, intitulado “Água Dourada” e receberam os certificados de conclusão da oficina. Também puderam conhecer especialmente o ateliê do Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, as áreas verdes da casa e ficaram encantados com a “casa tierra”, um espaço bioconstruído que abriga reuniões, os encontros do Coletivo Sopapo de Mulheres e, futuramente, a rádio comunitária do Quilombo do Sopapo.
Ao final, o oficineiro também presenteou a turma com um quadro, com o registro das silhuetas de cada um, realizado no primeiro encontro da oficina.
A oficina foi ministrada pelo artista bonequeiro Leandro Silva, de 26 de agosto a 15 de dezembro de 2015, com uma proposta de celebrar o Ano Internacional da Luz (2015), a partir de uma oficina lúdica, intuitiva e autogestionária da descoberta da sombra e luz e suas possibilidades poéticas, estéticas e expressivas.
Foi um lindo encontro entre a gurizada atendida pela Casa de Nazaré com o espaço vivo e pulsante do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, mediada pelo mistério do Teatro de Sombras e Luz.

 
Agradecemos ao Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e à Casa de Nazaré pela parceria na realização da Oficina de Teatro de Sombras e ao projeto de Descentralização da Cultura por acolher esta proposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =