INFORME: Seminário Anual e Assembleia 2023 da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2023, a Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo realizou seu Seminário Anual, seguido da Assembleia Geral Ordinária.

O primeiro momento do Seminário (20/1) foi dedicado a uma análise de conjuntura, para compreender e debater o contexto atual e como este impacta a nossa avaliação e planejamento. Colaboraram na análise da conjuntura: Maria do Carmo (militante da Marcha de Mulheres e assessora do Mandato da Deputada Sofia Cavedon), Eduardo Felin (representante do SINTRAJUFE RS, parceiro do Quilombo do Sopapo) e Leandro Anton (membro da Coordenação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e do Comitê Cultura Viva). Durante este turno, foram feitas reflexões acerca da conjuntura nacional (social, política e econômica), da relação com o parceiro SINTRAJUFE RS e do contexto atual da Cultura, tendo como ponto de partida o histórico do próprio Quilombo do Sopapo. 

Após as considerações finais, foi aberta uma rodada de avaliação sobre o Ano de 2022, em 03 grupos, e considerando os planos de trabalho dos anos anteriores: 2019, 2020 (validado para 2021) e 2022. A avaliação foi encerrada com uma roda de convergências das potências, disrupções e continuidades das ações e  projetos do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. A avaliação 2022 foi conduzida pelo coordenador financeiro adjunto Leandro Anton.

Após o almoço, o turno da tarde foi dedicado a pensar o Planejamento 2023. Conduzida pela coordenadora geral Cristina da Rosa, o planejamento teve como motes pensar os eixos do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo a partir do símbolo/ emblema do Plano de Trabalho como uma Árvore:

Após um trabalho em grupos para pensar cada um dos eixos, foi realizada uma rodada para consolidar os principais elementos a serem considerados na elaboração do Plano de Trabalho para 2023. 

O segundo momento (21/01), foi dedicado à sistematização do Plano de Trabalho 2023, com a revisão e validação da Visão de Futuro, os Eixos e as Estratégicas para o ano. A sistematização foi realizada de forma colaborativa e conduzida pelo coordenador financeiro adjunto Leandro Silva. 

Os principais destaques do Planejamento 2023 são: 

– Preocupação com a Sustentabilidade e a formação da equipe;

– Parceria e Sustentabilidade, que não se trata apenas da qualificação dos espaços, mas também da manutenção da equipe;

– Fortalecer o Conselho Gestor Comunitário e ocupar as ruas com o nosso projeto político, do qual o Conselho é uma porta de entrada; necessidade de nos expor politicamente;

– Preocupação em manter-se na Sede, garantia de permanência e estratégia de aquisição (Sintrajufe RS);

– Atualizar e ressignificar os espaços, para atendimento do conjunto dos projetos, núcleos e coletivos da associação.

Por fim, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária de 2023, tendo como destaques a aprovação das contas do ano de 2022, do Plano de Trabalho 2023 e a revisão do quadro de associados. Outros pontos discutidos na assembleia foram o redesenho dos espaços do Quilombo do Sopapo e o enfrentamento ao silenciamento dos tambores, para os quais os associados deliberaram importantes estratégias.

A programação foi encerrada com uma confraternização, para celebrar a luta e resistência da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e abrir com boas energias os trabalhos do ano.

O Plano de Trabalho de 2023 e demais documentos do Seminário e Assembleia Geral encontra-se disponível no link: https://quilombodosopapo.redelivre.org.br/associacao-documentos/2023-documentos-assoc-quilombo-do-sopapo/ 

Leandro Silva

Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

Coordenador Administrativo Adjunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 8 =