Inscrições nos cursos do Quilombo do Sopapo até 01 de setembro! Rádio Comunitária e Bonecos Gigantes ainda com vagas! Percussão inscrições encerradas!

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo está com inscrições abertas para cursos de formação artístico-cultural.

As inscrições podem ser feitas acessando o link: https://docs.google.com/forms/d/1lcIuCz5oiOiOgP47deiQMIZGtKa6xdQbdvwRfJkbW-E/edit

Cursos oferecidos:

Rádio comunitária

  • ainda há 03 vagas
  • Aula inaugural dia 01 de setembro às 19h
  • Encontro nas terças e quartas-feiras das 19 às 21h

Confecção de bonecos gigantes

  • ainda há 05 vagas
  • Aula inaugural dia 02 de setembro às 14h
  • Encontro nas quartas-feiras das 14 às 16h

Percussão

  • inscrições encerradas!
  • Aula inaugural dia 29 de agosto às 14h
  • Encontros nos sábados das 15 às 18h

Todos os cursos serão de agosto de 2015 a março de 2016.

Formaturas em abril de 2016 na 8ª Semana do Quilombo do Sopapo.

Os cursos não possuem taxas de inscrição e nem mensalidades.

Faixa etária para se inscrever nos cursos acima de 13 anos.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 3398-6788 (das 14 às 17:30h).

 

arte cursos

Os cursos são parte do projeto Comunicação e Arte: Uma Onda no Ar do Quilombo do Sopapo, fruto do convênio de Ponto de Cultura com a Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC-RS.  As formações serão em comunicação (rádio comunitária), construção de tambores de sopapo, bioconstrução (tenda de bambu), contação de histórias, teatro de bonecos e música. Serão realizadas oficinas, cursos, seminários e mostras de vídeos com objetivo de valorizar a cultura afrodescendente e fortalecer as redes de economia criativa e solidária através da arte e da educação ambiental, possibilitando o envolvimento da juventude com as tecnologias de comunicação comunitária na prevenção da violência e defesa de direitos humanos.

O projeto Comunicação e Arte: Uma Onda no Ar do Quilombo do Sopapo busca incrementar o eixo de comunicação comunitária desenvolvido no Ponto de Cultura, relacionando ainda a comunicação e o teatro de bonecos com o Tambor de Sopapo, fortalecendo o nome e o compromisso do espaço com este importante instrumento de percussão.

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo é um espaço cultural comunitário resultante de uma parceria da Guayí com o Ministério da Cultura, com participação do SINTRAJUFE e da comunidade da região e diversos outros apoiadores. Localiza-se no Bairro Cristal, no município de Porto Alegre e, desde 2008, o Quilombo do Sopapo busca incentivar e desenvolver ações comunitárias que integrem arte, cultura, cidadania e economia solidária, estimulando a construção de uma cultura de não-violência. Tem como foco a música, o vídeo e a produção cultural local, promovendo intercâmbio entre linguagens culturais, artísticas e expressões simbólicas diversas, que resultam numa rede de articulação, recepção e disseminação das manifestações artísticas. O público alvo é da faixa etária de 14 a 29 anos, oriundos de famílias das comunidades da região do Cristal.

Este espaço no Cristal se propõe a ser um centro comunitário de cultura, abre suas portas à comunidade praticamente todos os dias, e mantém, desde que foi criado, um Conselho Gestor Comunitário ativo, trabalhando para garantir a inclusão social pela cultura e dela gerar inclusão econômica e de trabalho, e resistir a todos os desafios para estabelecer um programa de cultura viva acessível a toda comunidade.

Esse projeto fortalece o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo como uma referência sociocultural junto às comunidades do Cristal, envolvendo principalmente os jovens; estimulando e aprimorando a difusão da produção das expressões culturais locais através do uso da tecnologia digital de forma lúdica, fortalecendo e/ou recuperando vínculos de sociabilidade e identidade coletiva da juventude, na busca e construção de empreendimentos econômicos solidários e autogestionáveis, com responsabilidade ambiental e social a partir da arte e da tecnologia.

 

Texto: Vânia Pierozan e Leandro Anton

Arte: Coletivo de Artes Gráficas do Quilombo do Sopapo

Um comentário sobre “Inscrições nos cursos do Quilombo do Sopapo até 01 de setembro! Rádio Comunitária e Bonecos Gigantes ainda com vagas! Percussão inscrições encerradas!

  1. Olá, gostaria de inscrever_me no curso de bonecos gigantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 5 =