Exposição Fotográfica encerra Oficinas na Comunidade Socioeducativa – CSE/FASE

Territórios Educativos - Presença da Ausência

O Coletivo Imagens Faladas conclui na última sexta-feira, 26 de novembro, as oficinas de fotografia pinhole com câmeras de lata na Comunidade Socioeducativa – CSE, da Fundação de Atendimento Socioeducativo – FASE. A oficina teve oito encontros nas tardes de sexta-feira no meses de outubro e novembro. Foi a primeira oficina de fotografia que o coletivo fotográfico do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo fez para os jovens que cumprem medidas socioeducativas sem possibilidade de atividades externas em Porto Alegre.

Participaram das oficinas oito jovens, de três alas diferentes do CSE. Dos oito encontros, quatro foram realizados com a participação de todos os jovens e os quatro encontros de produção fotográfica foram feitas dentro de cada Ala simultaneamente. Para que fosse possível esta atividade simultânea, além do educador Leandro Anton, também ministraram os encontros fotográficos Maria Eduarda Silva da Silva e Cristiano Rodrigues da Rosa, que são integrantes do coletivo e nestas atividades fazem a monitoria.

Cada oficinando confeccionou sua câmera de lata e os encontros de produção fotográfico contaram também com a realização do laboratório químico para a revelação dos negativos. A oficina ‘Territórios Educativos – Presença da Ausência’ foi concluída com a exposição fotográfica que contou com três fotografias de cada oficinando e também com duas fotografias de cada integrante do Coletivo Imagens Faladas.

As oficinas são parte do projeto Cultura e Economia Solidária – Tecendo Redes pelo Direito à Cidade que está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura do edital 12/2019, FAC Movimento, pela Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.

O projeto terá uma mostra cultural do resultados de todas as oficinas no dia 11 de dezembro, na sede do Quilombo do Sopapo, na Avenida Capivari 602, Bairro Cristal.

Texto: Leandro Anton

Fotos: Maria Eduarda Silva da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 6 =