Reabertura do atendimento da Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro

A equipe da Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro, integrante da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, comunica que já estamos abertos para atendimento. Confira os dias e horários de atendimento presencial e virtual:

Atendimento Presencial:

– Terças-feiras, das 14 às 17 horas.

– Quartas-feiras, das 09 às 12 horas.

– Quintas-feiras, das 09 às 12 horas.

– Sextas-feiras, das 14 às 17 horas.

*Em breve, o atendimento presencial será ampliado. Segundas-feiras: expediente interno.

Endereço: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, Avenida Capivari, 602 – Bairro Cristal, Porto Alegre, RS. Mapa: <https://goo.gl/maps/fqgs5fJsbhtaA3N89>

Atendimento virtual:

– De segunda a sábado, das 9 às 17 horas, através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp/ Telegram (51) 9 9312-9475.

Ação Cultural:

Fique atento ao site, grupos no WhatsApp e redes sociais do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, pois em breve divulgaremos diversas ações culturais da biblioteca ao longo de 2023: oficina de cartoneros, contação de histórias, saraus, teatro e muito mais!

Sobre a Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro:

A Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro é um espaço ludo-educativo e comunitário de acesso ao Livro e a Literatura, integrante do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Mais que uma sala com livros para ler e emprestar, se afirma como um  espaço de encontros, militância, reflexão e afetos, integrando linguagens artística, como a Contação de Histórias, o Teatro de Bonecos, a Tradição Oral e a Música, e de promoção da bibliodiversidade.

Reinaugurada em abril de 2017 com o nome “Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro” em reconhecimento ao trabalho e presença de Dona Sirley no espaço e em todo o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, hoje o espaço conta com mais de 1.000 títulos literários, com enfoque em literatura negra, LGBTQIA+, decolonial e voltadas para infância e juventude.

Nossos serviços:

– Sala de leitura, com espaço acolhedor, dentro da estrutura do Centro Comunitário de Cultura do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo;

– Empréstimo de livros, mediante prévio cadastro de usuário(a) leitor(a);

– Mediações de leitura e outras ações culturais.

Atuação em rede:

Integramos a Rede Beabah RS de Bibliotecas Comunitárias, juntamente com outros 15 espaços localizados em 7 cidades do Estado: Cachoeirinha, Canela, Canoas, Cidreira, Eldorado do Sul, Esteio e Porto Alegre. Idealizada em 2008, a Rede de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul tem o intuito de aproximar causas e projetos que atuem em prol da democratização e descentralização do acesso ao livro, à cultura e à educação. Seguindo os pensamentos de Antônio Cândido, acreditamos na leitura como direito humano e o acesso ao livro como garantidor da busca por outros direitos fundamentais para a sociedade.

Com a atuação focada nas periferias dos territórios, visamos a transformação social  a favor da cidadania através do entrelaçamento entre Educação, como  apoio à rede pública de ensino  e cultura, com mediação de leitura, empréstimo de livros, ações literárias e culturais, além de oficinas e formações. O coletivo integra a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) onde participa de articulações no âmbito nacional com demais redes locais e que juntas totalizam mais de 120 bibliotecas comunitárias espalhada nas periferias dos 9 Estados do Brasil: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Pará. Além desta parceria, a Beabah! integra também a Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos e a Periferia Brasileira de Letras (PBL), projetos que reúnem instituições e coletivos literários do país. Para conhecer mais a Rede Beabá RS, acesse: https://www.beabah-rs.com.br/ 

Nossa equipe:

A equipe da Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro é formada atualmente por Leandro Silva (coordenador da biblioteca e mediador de leitura), Leandro Oliveira (bibliotecário voluntário e responsável técnico pelo acervo), Beatriz Rodrigues (mediadora de leitura e atendimento) e Oscar Luz (apoio técnico). 

Sejam bem vindes!

A Leitura é um Direito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 8 =