Telecentro Comunitário

O Telecentro Comunitário da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo foi fundado no dia 16 de Abril de 2008, no dia da benção das madrinhas e padrinhos do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, numa parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro.

Atualmente o telecentro é um serviço mantido exclusivamente pelo Ponto de Cultura com a contribuição da campanha de arrecadação Amigos do Quilombo do Sopapo que cobre as despesas de energia elétrica e internet banda larga.

O Telecentro Quilombo do Sopapo opera com softwares livres e é um de acesso ao público, não há cobrança de taxas para acesso a internet. Tem de acesso diário de forma gratuita é de uma hora por usuário o que lhe permite o uso de microcomputadores, Internet coletar informações, criar, aprender e comunicar-se com outras pessoas, enquanto desenvolvem habilidades digitais essenciais do século XXI. Também é permitido aos usuários que possam conectar seus aparelhos individuais para baixar fotos, músicas e vídeos, tudo com acompanhamento de monitoria do Quilombo do Sopapo.

O telecentro também funciona como uma sala informatizada para dar suporte a cursos e oficinas ofertados pelos Coletivos atuantes no Ponto de Cultura e também para ser utilizado para pesquisas dos estudantes do Cursinho Popular Carolina de Jesus que funciona de segunda a sexta das 19 às 22h no Quilombo do Sopapo.

Usuários
O Telecentro atende um publico variado incluindo adolescentes, jovens adultos e mulheres, entre 12 anos e 50 anos A maioria são dos bairros Cristal (Vila Cristal, Pedreira), Grande Cruzeiro(Barracão), Santa Tereza(União Santa Tereza, Gaucha, Vila Ecológica). Todas comunidades da zona sul de Porto Alegre/RS.

Serviços Prestados à Comunidade:
Acesso à Internet
Rede Social.
Confecção de Curriculum Vitae
Consulta de Processos.
Segunda via de Contas.
Pesquisas de Escolas e Universidades
Encaminhamentos de Serviços e Emprego
Plataformas para jogos, assistir vídeos e ouvir músicas, desde com uso de fones de ouvido

Horários e dias de funcionamento:
Terça a sexta – 9h às 16h30

Contato de Referência:
E-mail: [email protected] 

Fotografias: Leandro Anton (Coletivo Imagens Faladas)