CVP – Cristalizar Vídeo Produções

Logo_CVP sem fundo20160112_120525

A produtora Cristalizar Vídeo Produção (CVP), é um empreendimento cultural, econômico e solidário formado historicamente por jovens negras e negros da periferia de Porto Alegre/ região do Cristal e que integra o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Surgida em 2009 a partir da realização de cursos de produção em audiovisual para as juventudes do Cristal e do rpojeto projeto “Economia Solidária na Prevenção à Violência”, a CVP se orientou para a produção de vídeo-documentários que fazem narrativas do cotidiano da juventude negra, sua luta diária por melhores condições de vida e o enfrentamento da violência, da discriminação (social e institucional) e do genocídio – realidades constantes nas comunidades que integram o Cristal, especialmente o Morro Santa Teresa, Pedreira, Vila Ecológica e Bairro Cristal.

Com esta linha editorial, foram lançados importantes trabalhos, como o curta-metragem “Bugigangas” (2009), a nanometragem “De repente o mundo…” (2009), o documentário “Me dê motivos pra ir embora” (2009), sobre a especulação imobiliária e violação de direitos humanos infligidos às famílias do Cristal por conta das obras ligadas aos grandes eventos, como a Copa do Mundo 2014, a experimentação da TV SOPAPO (2009) com quatro programas, além de curtas com denúncias de violações de direitos humanos e assassinatos de jovens das comunidades, muitas vezes impetradas por quem deveria protegê-los: a Polícia e o Estado.

Todos estes trabalhos integram um projeto mais amplo da CVP, que vem buscando constituir um canal intitulado “TV SOPAPO” e que disponibilize de forma ampla e gratuita seus conteúdos através da internet. Uma canal web de periodicidade de produções cotidianas e comunitárias, disponível e acessível, que dá voz às juventudes do lugar.

Outra importante linha de produção audiovisual da CVP é a produção de registros dos trabalhos dos Núcleos e Coletivos do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, do qual a CVP foi o primeiro Núcleo constituído.

Realizou muitos e importantes trabalhos, destacando-se em 2015: “Devaneios”, “Minha Casa, Minha Vida”, “Mulheres Rurais”, Apoio às iniciativas de prevenção à violência contra mulheres e meninas” e novos docs da TV Sopapo sobre as juventudes das comunidades do Cristal, com cobertura de ações comunitárias.

Canal no You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCwI4ZJB38ImH3iRlq2D3vlA

Blog: http://produtoracvp.wordpress.com

Facebook: https://www.facebook.com/Cristalizar-V%C3%ADdeo-Produ%C3%A7%C3%B5es-1691821891086884/?fref=ts