Comunicação e Arte: uma onda no ar do Quilombo do Sopapo

arte cursos

O projeto, fruto do convênio de Ponto de Cultura com a Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC-RS, terá cursos/oficinas a partir de agosto. As formações serão em comunicação (rádio comunitária), construção de tambores de sopapo, bioconstrução (tenda de bambu), contação de histórias, teatro de bonecos e música. Serão realizadas oficinas, cursos, seminários e mostras de vídeos com objetivo de valorizar a cultura afrodescendente e fortalecer as redes de economia criativa e solidária através da arte e da educação ambiental, possibilitando o envolvimento da juventude com as tecnologias de comunicação comunitária na prevenção da violência e defesa de direitos humanos.

O Tambor de Sopapo é um instrumento de percussão do Rio Grande do Sul, patrimônio cultural de origem africana. O projeto Comunicação e Arte: Uma Onda no Ar do Quilombo do Sopapo busca incrementar o eixo de comunicação comunitária desenvolvido no Ponto de Cultura, relacionando ainda a comunicação e o teatro de bonecos com o Tambor de Sopapo, fortalecendo o nome e o compromisso do espaço com este importante instrumento de percussão.

Serão realizadas cinco grandes ações e a qualificação do espaço do Quilombo do Sopapo:

  1. Curso de rádio comunitária para criação da Rádio Sopapo
  1. Curso de criação e manipulação de bonecos Gigantes e de Percussão para produção do espetáculo “Um Sonho de Liberdade”, teatro percussivo com Tambores de Sopapo e bonecos gigantes
  1. Oficinas de construção de Sopapo e de estrutura móvel geodésica, tenda de bambu para as mostras do projeto;
  1. Realizar a mostra das ações do projeto e sessões de cinema comunitário em escolas públicas e outros espaços do Morro Santa Teresa, Avenida Tronco, Pedreira, Arroio Cavalhada e na praça Alexandre Zachia, localizada em frente ao Quilombo do Sopapo
  2. Qualificar a incubadora de empreendimentos econômicos solidários e seus núcleos constituídos: audiovisual e áudio; telecentro; biblioteca comunitária; laboratório fotográfico; cineclube e blogs.
  1. Realizar intercâmbio com a Rede de Ponto de Cultura do Rio Grande do Sul através do Tambor de Sopapo e da Rádio.

Esse projeto fortalece o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo como uma referência sociocultural junto às comunidades do Cristal, envolvendo principalmente os jovens; estimulando e aprimorando a difusão da produção das expressões culturais locais através do uso da tecnologia digital de forma lúdica, fortalecendo e/ou recuperando vínculos de sociabilidade e identidade coletiva da juventude, na busca e construção de empreendimentos econômicos solidários e autogestionáveis, com responsabilidade ambiental e social a partir da arte e da tecnologia.

O projeto será desenvolvido no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, localizado na Av. Capivari, 602, Bairro Cristal, Porto Alegre, priorizando a ação nos bairros Cristal, Santa Tereza e Camaquã.