Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro

A Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro é uma iniciativa da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, localizada no bairro Cristal, na periferia de Porto Alegre, surgida em 2009. Se reconhece como um espaço de bibliodiversidade, de acesso ao livro e a literatura pelo desenvolvimento de atividades artísticas e culturais em convergência com teatro de bonecos, música, fotografia e vídeo e de encontro e acolhida para a comunidade da região do Cristal e Morro Santa Teresa, especialmente crianças, adolescentes e jovens.

É um dos espaços de atendimento diários do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, sendo composta por uma sala acolhedora de leitura e um acervo de cerca de 1.000 títulos, especialmente de literatura brasileira, estrangeira e infantojuvenil. Desde 2021, integramos a Rede Beabah de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul.

Três objetivos norteiam a vida da Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro:
– Ser um espaço ludo-educativo e comunitário de acesso ao Livro e a Literatura, integrado com outras linguagens artística (como a Contação de Histórias, o Teatro de Bonecos, a Tradição Oral, o Audiovisual e a Música) e de promoção da bibliodiversidade.
– Ser um espaço de encontros, militância, reflexão e afetos.
– Ser mais que uma sala com livros para ler e emprestar.

Desde 2013 a biblioteca recebe residências artísticas, reuniões comunitárias, faz mediação de leituras com a presença de escritores, realiza oficinas de livros cartoneros em que a comunidade pode escrever e publicar seus próprios livros (a biblioteca possui um acervo de livros cartoneros criados pelos seus próprios usuários) e realiza atividades artísticas diversas.

Em 2014 aconteceu, a partir do espaço da biblioteca, o projeto “Fuzuê na Biblioteca Comunitária do Quilombo do Sopapo”, um conjunto integrado de ações culturais realizadas na então Biblioteca Comunitária Quilombo do Sopapo. Coordenado pelo artista bonequeiro Leandro Silva, propôs uma série de encontros e convergências do espaço comunitário da biblioteca com a contação de história, o teatro de animação (bonecos, objetos e máscaras), a tradição oral, a formação de leitores e escritores, a partir da realização de oficinas e rodas de conversa. Foi voltado especialmente para o público infantojuvenil e objetivou tornar a biblioteca mais presente na vida da comunidade, como um espaço referencial de encontro com o Livro, a Leitura e a Literatura e de engajamento social e comunitário. O projeto foi selecionado no EDITAL “PRÊMIO DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS e PONTOS DE LEITURA – 2013”, promovido pela Fundação Biblioteca Nacional, Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e Ministério da Cultura.

A partir de abril de 2017 foi rebatizada como o nome “Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro” em reconhecimento ao trabalho e presença de Dona Sirley Amaro no espaço e em todo o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Trata-se de importante mestra griô, natural de Pelotas, RS, reconhecida como patrimônio vivo da cultura popular e que ao longo dos anos visita e encanta a biblioteca com suas histórias e criações.

A partir de maio de 2018 foi implantando o projeto de “Revitalização e qualificação tecnológica da Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro” coordenada tecnicamente pelo bibliotecário Leandro de Oliveira Silva e uma equipe, e que visa requalificar o espaço e os serviços prestados pela biblioteca a partir da implantação de um software de catalogação e gestão ancorado em tecnologia livre, o BibLivre 5.0, e a realização de ações de mediação de leitura para crianças, jovens e adolescentes e a organização de um clube de leitura aberto a toda a comunidade.

Estas ações objetivam elevar o empoderamento dos jovens da comunidade do Cristal e Morro Santa Teresa e da bibliodiversidade do espaço a um grau elevado e singular, bem como contribuir para a construção de uma cultura de paz.

As ações do projeto são desenvolvidas através de três linhas:

LINHA 1 – REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO E QUALIFICAÇÃO TECNOLÓGICA
– Higienização dos acervos, identificação e tombamento, através de mutirões, com o descarte de obras altamente comprometidas por fungos e seu cadastro para posterior campanha de recuperação de acervos;
– Instalação e configuração do sistema BibLivre 5.0 em Linux (catalogação e gerenciamento de acervo e usuários);
– Campanha junto à comunidade e organizações para aquisição de mobiliário.

LINHA 2 – JOVENS LENDO PARA JOVENS (PROTAGONISMO JUVENIL)
– Oferecer oficinas de mediação de leitura para jovens e estágios práticos para quem estes possam exercitar a mediação de leitura com outros jovens no espaço da biblioteca, fortalecendo o protagonismo juvenil;
– Realização de atividades em parceria com dois outros espaços de atendimento da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo: o Telecentro Comunitário, ponto livre de acesso à internet para jovens e o Cursinho Popular Carolina de Jesus, que oferta formação gratuita para ingresso no vestibular. A ação integrada entre os três espaços oferece oportunidade de formação seja para melhoria do nível escolar, seja para o ingresso na universidade e no mundo
do trabalho.

LINHA 3 – BIBLIODIVERSIDADE E ACESSO AO LIVRO E À LITERATURA
– Atendimento semanal à comunidade (os serviços de acesso ao livro e à leitura no espaço não cessam), com espaço físico para leitura e serviço de empréstimo de livros;
– Oficinas abertas de treinamento no BibLivre: acesso e gestão de acervos pelos próprios usuários (tornando a tecnologia acessível a todas e todos);
-Lançamento do projeto Clube de Leitura, evento mensal, aberto e gratuito, de leitura coletiva e debate de livros de autores selecionados;
– Realização de atividades integradas com outras linguagens artísticas, como teatro de bonecos, música, fotografia e vídeo (saraus).

PARA SABER MAIS: site em breve no ar!

ATENDIMENTO:

Atendimento Presencial:

– Terças-feiras, das 14 às 17 horas.

– Quartas-feiras, das 09 às 12 horas.

– Quintas-feiras, das 09 às 12 horas.

– Sextas-feiras, das 14 às 17 horas.

*Em breve, o atendimento presencial será ampliado. Segundas-feiras: expediente interno.

Atendimento virtual:

– De segunda a sábado, das 9 às 17 horas, através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp/ Telegram (51) 9 9312-9475.

Ação Cultural:

Fique atento ao site, grupos no WhatsApp e redes sociais do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, pois em breve divulgaremos diversas ações culturais da biblioteca ao longo de 2023: oficina de cartoneros, contação de histórias, saraus, teatro e muito mais!

Local: Sede do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Avenida Capivari, 602. Bairro Cristal, Porto Alegre – RS.
*O acervo está disponibilizado para empréstimo, mediante cadastro de usuário. A biblioteca funciona também como sala de leitura. Venha nos visitar!

CONTATOS DE REFERENCIA:
E-mail: [email protected]

EQUIPE:

Leandro Alves da Silva – Gestor

Beatriz Rodrigues da Rosa – Mediadora de Leitura

Leandro de Oliveira Silva – Responsável Técnico/ Bibliotecário voluntário