PONTO DE CULTURA QUILOMBO DO SOPAPO REALIZA OFICINAS SOCIOCULTURAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM APOIO DO PROGRAMA ITAÚ SOCIAL UNICEF – PISU

A Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo realiza, no período de maio a agosto de 2022, oficinas socioculturais voltadas para crianças e adolescentes, com o apoio do Programa Itaú Social UNICEF – PISU. As oficinas visam contribuir para o desenvolvimento integral dos participantes e, além de proporcionar um espaço lúdico de aprendizado e experimentação de linguagens artísticas, promover o respeito à diversidade e refletir os desafios dos territórios onde vivem. 

Ao todo, serão ofertadas 05 oficinas, com 10 vagas por oficina, totalizando 50 vagas. As oficinas oferecidas são nas linguagens de Fotografia, Teatro de Animação, Audiovisual, Produção de Áudio (Podcasts) e Contação de Histórias & Música.

Para informações sobre inscrições, contate-nos através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3519-4041.

Confira as informações de cada uma das oficinas:

Oficina Sociocultural de Contação de Histórias e Música

Descrição: A oficina será desenvolvida a partir  de rodas de conversas, introduzidas por textos, poesias e músicas. Serão feitas as provocações em cima deste material, para trabalhar temas como racismo, homofobia, machismo, bullying e os desafios do território.       

Educadora Responsável: Beatriz Rodrigues.

Dias e Horário: Terças-feiras, sempre das 19 às 22 horas.

Local: EMEF José Loureiro da Silva (Av. Capivari, 1999 – Cristal, Porto Alegre, RS).

Data de início: 03 de maio de 2022.

Oficina Sociocultural de Produção de Áudio (Podcasts)

Descrição: A oficina de áudio no formato de Podcasts será desenvolvido com o objetivo de criar conteúdos de diversos temas e utilizá-lo como ferramenta de comunicação para conectar as pessoas, em torno dos temas abordados. A oficina é 100% prática e baseada em assuntos do cotidiano da comunidade, da realidade das famílias e relacionado com o direito à cidade.

Educador Responsável: Julio Rodrigues.

Dias e Horário: Maio, nas  terça-feiras; Junho, Julho e Agosto, nas quartas-feiras. Sempre das 09 às 12 horas.

Local: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Av. Capivari, nº 602 – Cristal, Porto Alegre, RS).  

Data de início: 03 de maio de 2022.

Oficina Sociocultural de Audiovisual

Descrição: A produtora Cristalizar Vídeo Produções – CVP apresenta nesta oficina, referências e processos de criações audiovisuais que estabeleçam conexão de dentro para fora das comunidades, vilas e guetos, estabelecendo uma ponte entre a juventude e o Ponto de Cultura como forma de preservação da cultura Afro-brasileira e Afro-gaúcha.

Educador Responsável: Cristina Rosa

Dias e Horário: Quartas-feiras, sempre das 09 às 12 horas.

Local: EMEF José Loureiro da Silva (Av. Capivari, 1999 – Cristal, Porto Alegre, RS).

Data de início: 04 de maio de 2022.

Oficina Sociocultural de Fotografia

Descrição: A oficina tem a fotografia como dispositivo pedagógico para revelar vínculos territoriais e memória coletiva que o grupo de oficinandos possui e promover diálogo entre gerações de câmeras fotográficas e de moradores por meio de práticas socioespaciais. É preciso caminhar, para fotografar e produzir conhecimento sobre o lugar e o espaço cotidiano. Da fotografia pinhole de câmeras escuras feitas de lata às câmeras digitais presentes nos celulares. Um olhar sobre a cidade a partir da vila e do bairro, com uso de imagens satelitais para projetar os percursos, espacializar o grupo da oficina que conecta a casa, escola e o Ponto de Cultura e ter uma cartografia social e visual com a ludicidade do território educativo do Quilombo do Sopapo.

Educador Responsável: Leandro Anton

Dias e Horário: Maio – quartas e sextas; Junho, Julho e Agosto – quartas-feiras. Sempre das 14 às 17 horas.

Local: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Av. Capivari, nº 602 – Cristal, POA, RS)

Data de início: 11 de maio de 2022.

Oficina Sociocultural Teatro de Animação

Descrição: A oficina objetiva que adolescentes possam desenvolver um processo de formação artística e cidadã em Teatro de Animação a partir da criação de bonecos e formas animadas com materiais recicláveis, comumente jogados no lixo, como jornais velhos, caixas de papelão, plásticos, garrafas velhas, pacotes de balas, papel, etc. A Ecologia e o Paradigma Cuidado serão os dois grandes temas articuladores da formação, aqui compreendido o Cuidado de Si, do Outro e do Mundo. Como resultado final, será realizada uma instalação artística (visual e sensorial), que comporá a Mostra Final de encerramento.

Educador Responsável: Leandro Silva

Dias e Horário: Sextas-feiras, sempre das 09 às 12 horas.

Local: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Av. Capivari, nº 602 – Cristal, Porto Alegre, RS)

Data de início: 13 de maio de 2022.

As Oficinas Socioculturais oferecidas pela Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo integram o Plano de Intervenção apoiado através do Programa Itaú Social UNICEF – PISU.

#PraTodosVerem

Card de divulgação das Oficinas Socioculturais do Quilombo do Sopapo.

[texto]

Oficinas Socioculturais: fotografia, teatro de animação, audiovisual, produção de áudio (podcasts), contação de histórias e música.

Realização: Quilombo do Sopapo e Programa Itaú Social Unicef

[imagem]

Card com cinco fotos coloridas. Três delas estão enfileiradas na metade superior do card e mostram duas pessoas em um estúdio de gravação de áudio; duas pessoas conferindo juntas imagens no visor de uma câmera; uma pessoa em pé, com o olhar fixo em um livro aberto. As outras duas fotos estão na metade inferior do card. Em uma delas, um menino de olhar atento manipula um boneco de longos cabelos azuis; na outra, uma câmera repousa junto a um cilindro amarelo com a logo do Coletivo Fotográfico Imagens Faladas. As informações em texto estão dispostas no centro do card, em duas faixas horizontais, em amarelo e cor de laranja.

No rodapé, sobre fundo branco, os logos dos realizadores. O logo do Quilombo do Sopapo é ilustrado por um par de mãos negras percutindo um tambor decorado em verde e vermelho. O Programa Itaú Social UNICEF é representado por um desenho multicolorido que remete a figuras humanas estilizadas e ao trançado de uma rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =