14ª SEMANA DO QUILOMBO DO SOPAPO – EDIÇÃO 2022. FAÇA PARTE!

Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo realiza sua 14ª Semana, celebrando 14 anos da benção de sua madrinha e padrinhos à sede do Cristal e 15 anos de promoção da Cultura de Base Comunitária, desde o Bairro Cristal. Confira a programação!

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo realiza, no período de 18 a 24 de abril de 2022, a 14ª Semana do Quilombo do Sopapo, celebrando sua trajetória de promoção da Cultura de Base Comunitária, desde a abertura da sede, em 2008.

O Ponto de Cultura iniciou suas atividades no Bairro Cristal em abril de 2007, com encontros ocorrendo na sede do Clube de Mães do Cristal. Em 2007 aconteceram oficinas em escolas do Bairro e reuniões organizativas com as lideranças comunitárias no Clube de Mães, até termos nossa sede oficialmente aberta em 16 de abril de 2008. Esta é a data que recebemos a benção da Mestra Griô Sirley Amaro, dos Mestres Griôs Giba Giba e Baptista, e da Bataclã FC, madrinhas e padrinhos do Centro Cultural Quilombo do Sopapo.

A 14ª Semana do Quilombo do Sopapo é emblemática para a organização, pois marca a reabertura do centro comunitário de cultura para programação de atividades prioritariamente presenciais, depois de 02 anos sem realizar a celebração. A 12ª e a 13ª Semana do Quilombo do Sopapo foram totalmente virtuais.

A 14ª Semana do Quilombo do Sopapo deseja celebrar a resistência e o cuidado que permitiu ao ponto de cultura enfrentar os momentos mais difíceis da pandemia, sempre apostando na Cultura como estratégica para a defesa de direitos, as relações de cuidado e de superação das perdas duramente sofridas. Levantamos mais uma vez a hastag #QuilomboDoSopapoSempre para reafirmar a nossa existência e compromisso com a Cultura que transforma!

Conheça a programação e faça parte!

18/04, SEG.

PRESENCIAL: 14 horas – Roda de Conversa “Pretas do Sopapo” (Sintrajufe RS/ Bancada Negra de POA/ Coletivo Preta Velha/ Maria Mulher/ FASE/ Posto da Divisa)  

19/04, TER.

PRESENCIAL: 10 horas –  Oficina de Sabão da Terra (Coletivo Sabão da Terra)

PRESENCIAL: 14 às 17:30h –  Formação “Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência”, com Rafael Braz  (PISU)

20/04, QUA.

PRESENCIAL: 10 horas – Café das Andarilhas (Núcleo de Teatro de Animação)

PRESENCIAL: 14 horas – Oficina Fotografia Pinhole (Coletivo Imagens Faladas)

VIRTUAL: 19 horas – Live “Cultura pelo Direito à Cidade” – Percursos do Quilombo do Sopapo

21/04, QUI.

PRESENCIAL: 9 às 17:00h – Oficina Boas Práticas em Alimentação,a partir dos princípios da economia solidária (Coletivo D’Versas)

22/04, SEX.

VIRTUAL: 18 horas – Café Virtual com Associades –  Apresentação de projetos de manutenção do Quilombo do Sopapo

23/04, SÁB.

PRESENCIAL/ VIRTUAL: 16 horas – Sarau da Girafa da Cerquinha com transmissão pelo FB Quilombo do Sopapo – em homenagem a Mestra Sirley Amaro (Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro)

PRESENCIAL: 18 horas – Apresentações de RAP (Pelota, Negro E, Aranha e convidados)

24/04, DOM.

PRESENCIAL: 10 horas – Almoço comunitário do Quilombo do Sopapo

IMPORTANTE: Durante a programação da 14ª Semana do Quilombo do Sopapo será imprescindível o uso de máscaras, manter o distanciamento social e a higienização das mãos. O espaço disponibiliza álcool gel 70% em todas as suas dependências.

Mais informações: [email protected] ou pelo telefone (51) 3519-4041.

Nos siga nas redes sociais:

– Facebook: https://www.facebook.com/quilombo.dosopapo  

– Instagram: https://www.instagram.com/quilombodosopapo 

– Youtube: https://www.youtube.com/user/QuilombodoSopapo 

Comissão Organizadora: Cristina da Rosa, Leandro Anton e Leandro Silva.

Apoio: RESF – Guayí – Sintrajufe RS – Na Trilha das Andarilhas/ Núcleo de Teatro de Animação – Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro – Rede Beabah! de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul –  Cristalizar Vídeo Produções (CVP) – Coletivo Imagens Faladas – Sabão da Terra – Coletivo D’Versas – Rede RS de Pontos de Cultura – Cultura Viva – Programa Itaú Social UNICEF (PISU)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 3 =