MANIFESTAÇÃO 2015: 07 anos depois, família do jovem Ronaldo de Lima, assassinado pela PM, será idenizada pelo Estado

Hoje saiu uma noticia no G1 sobre o jovem negro Ronaldo de Lima, morador da Vila Gaúcha, no Morro Santa Tereza em Porto Alegre. Ele morreu ao levar um tiro nas costas da PM quando voltava para casa. Depois de sete anos, a família conseguiu condenar o Estado a pagar uma indenização.

Porque foguete “não dá ré”, e na notícia traz o que já sabíamos: a policia mente, a policia mata. Polícia pra preto, pobre e periférico não simboliza segurança e, sim a insegurança da bala deles nos encontrar. Banalizam a morte de corpos negros, como canta Criolo: “E toda noite, alguém morre preto ou pobre por aqui/ Como assim, bala perdida?/ Um corpo caiu no chão”.

A “Cristalizar Vídeo Produções”, produtora audiovisual, composta com moradores do Morro Santa Tereza, incubada no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, produziu o vídeo Manifestação em 2015, sobre a luta da família, amigos e movimentos socais para que a morte de Ronaldo Lima não fosse apenas mais um dígito na estatística de homicídios.

Vídeo Manifestação (2015): https://www.youtube.com/watch?v=PMACB_m-kWk&t=53s

Matéria G1: https://g1.globo.com/google/amp/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/04/06/estado-e-condenado-a-pagar-indenizacao-a-familia-de-jovem-morto-por-policial-militar-em-porto-alegre.ghtml

Créditos Fotografias: Cristina Rosa/CVP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =