Equipe do projeto PISU realiza ciclo de encontros de formação e planejamento. Confira!

A equipe do plano de intervenção da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, financiado e apoiado pelo Programa Itaú Social UNICEF, realizou neste mês um ciclo de encontros para reflexão, aprofundamento e revisão do projeto. Os encontros aconteceram nos dias 04, 08 e 11 de março, na sede do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e contou com a participação dos educadores, gestores e articuladores das diversas ações que compõe o projeto.

No primeiro momento, a equipe refletiu sobre a Base Pedagógica Comum, um marco orientador para a realização das oficinas socioculturais e atendimento da biblioteca e telecentro do Quilombo do Sopapo, voltadas na perspectiva do projeto especialmente para as crianças, adolescentes e jovens dos territórios do Cristal e Morro Santa Tereza e com enfoque na defesa de direitos e promoção da Diversidade. A equipe preparou e debateu o planejamento de cada uma das atividades e instituiu o Núcleo Pedagógico, um espaço de diálogo, de avaliação constante do processo das oficinas e de formação permanente dos educadores do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.

Nos momentos seguintes dos encontros, foi feita a atualização do plano de ações e atividades, considerando mudanças importantes de contexto dos territórios, especialmente pelo impacto da pandemia da Covid-19, que agravou a desigualdade social e a insegurança alimentar das famílias, o que influencia diretamente na adesão e permanencia de crianças, adolescentes e jovens nas atividades.

O projeto. ainda em março, iniciará a divulgação das 05 oficinas socioculturais previstas no projeto (Fotografia, Teatro de Animação, Música Percussiva integrado à Contação de Histórias e Produção de Áudio) e já reabriu os dois espaços de atendimendo diário: a Biblioteca Comunitária Mestra e o Telecentro Comunitário. Até o final do ano, estão previstas ainda ações formativas sobre Acessibilidade, formação sistemática da equipe e a rearticulação do Conselho Gestor Comunitário como uma rede protetiva local para crianças, adolescentes e jovens.

Além de suporte financeiro ao projeto, o Programa Itaú Social UNICEF oferece assessoria permanente e acompanhamento das ações, qualificando o alcance dos resultados previstos no plano de intervenção.

Sobre o Plano de Intervenção da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

Tem por objetivo fortalecer a Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo como um centro comunitário de cultura voltado para o desenvolvimento integral especialmente de adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos, considerando as peculiaridades desta fase da vida, contribuindo para o desenvolvimento de projetos de vida saudáveis e comprometidos com a transformação do território do Cristal e Morro Santa Tereza (periferia de Porto Alegre, RS), prestando acolhimento em espaços de atendimento diário (telecentro, biblioteca e cursinho pré-vestibular), a oferta regular de oficinas socioculturais, alicerçados em um programa educativo integrado que considere a diversidade (gênero, raça/cor, sexual e PCD) e a articulação de uma rede protetiva local formada por escolas públicas do entorno, lideranças comunitárias, serviços de saúde e assistência social e outras organizações sociais do nosso território de atuação.

A participação no PISU (Programa Itaú Social UNICEF) tem sido uma oportunidade importante para olharmos para dentro de nossa organização de forma crítica e construtiva, ouvir nosso público prioritário e as lideranças, famílias e parceiros que caminham lado a lado conosco ao longo de todos esses anos.

Sobre o Programa Itaú Social UNICEF

A ação, uma parceria entre Itaú Social, UNICEF e Cenpec, tem como objetivo realizar formação e fomento financeiro a Organizações da Sociedade Civil que promovem educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes para o aprimoramento de sua prática e o alcance de resultados de qualidade. A formação no Programa acontece em dois momentos. Na inscrição, por meio do percurso formativo on-line com atividades reflexivas e práticas a serem realizadas pelas OSCs que aderirem ao Programa. Esse percurso as ajudará a elaborar Planos de Intervenção no território. Na implementação desses planos, a formação consiste em assessoria técnica às 40 OSCs selecionadas. A Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo é uma das 40 OSCs selecionadas no Programa. Para conhecer mais, acesse: https://programaitausocialunicef.cenpec.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =