Visita da Rede Beabah! à Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro

Foto: Leandro Artur Anton

No dia 01 de setembro/2021 recebemos na Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro a visita da representante da Rede Beabah! de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul, a bibliotecária Priscila Macedo.

Essa foi a primeira visita da Rede Beabah! à  nossa biblioteca comunitária. Priscila foi recebida pela equipe da Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro, Leandro Silva, coordenador, Leandro Oliveira, bibliotecário e responsável técnico, e Oscar Luz, apoio administrativo. No encontro, a equipe tratou da metodologia e dos instrumentos de monitoramento da Rede Beabah!, das necessidades da Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro e dos desafios relacionados à retomada do atendimento diário e da sustentabilidade da biblioteca, considerando o contexto da pandemia, que ainda impacta as atividades do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo como um todo.

Na visita, também houve espaço para um encontro com a turma da oficina de fotografia coordenada pelo educador e coordenador geral do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, Leandro Anton, para um café e para conhecer um pouco do acervo da nossa biblioteca, atualmente em processo de renovação e atualização. 

A Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro começou a integrar a  Rede Beabah! de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul este ano e ainda está dando seus primeiros passos dentro desta importante Rede de articulação, que conta atualmente com mais de 10 bibliotecas comunitárias do Estado e desenvolve importante processo de formação, acompanhamento, fomento e assessoramento a estas. Para conhecer mais a Rede Beabah!, acesse:

Site: https://www.beabah-rs.com 

Facebook: https://www.facebook.com/beabah.rs

Instagram: https://www.instagram.com/beabah.rs 

A Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro passa por um processo de renovação inaugurado a partir de abril de 2017, quando foi renomeada em homenagem à Mestra Griô Sirley Amaro, madrinha do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, que esteve presente neste momento de reconhecimento. Desde então, o espaço tem trabalhado na catalogação dos seus acervos através do Sistema Biblivre, graças ao trabalho do bibliotecário Leandro Oliveira; passou a integrar a Rede Beabah! e com o apoio constante da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo já fez a renovação de seu mobiliário e a aquisição de equipamentos e livros novos. A equipe trabalha para a reabertura de um espaço qualificado para toda a comunidade do Cristal e Morro Santa Tereza, até o início de 2022, adequado a todos os protocolos de prevenção á Covid-19. Também está empenhada na elaboração de um projeto de manutenção em vista de sua sustentabilidade a longo prazo, contemplando a equipe, o espaço e o desenvolvimento de ações culturais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =