Dia Celebrativo On-line do Quilombo do Sopapo: 12 anos de trajetória e lutas por uma Cultura Viva de base comunitária

Serviço:

Tema: Comunicação e Arte: Uma Onda no Ar do #QuilomboDoSopapoSempre

Data: 16 de abril de 2020.

Local: https://www.facebook.com/quilombo.dosopapo 

Anualmente, o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo realiza a Semana do Quilombo do Sopapo, com o objetivo de celebrar sua trajetória e luta em prol de uma Cultura Viva de Base Comunitária, alicerçada em justiça social, direitos humanos e participação cidadã. Este ano, chegaremos à 12ª edição desta festa, sempre celebrada no mês de abril de cada ano, tendo como marco a data de 16 de abril. É nesta data que celebramos a benção dos padrinhos e madrinhas do Quilombo do Sopapo em 2008, marco da abertura do centro cultural comunitário da Avenida Capivari, nº 602, espaço que nos serve de sede e centro de irradiação de nossas práticas e saberes, tornado possível a partir de uma parceria com o Sintrajufe RS e a articulação da Guayí.

Passamos atualmente por uma situação diferente, desafiadora e muito preocupante. O planeta, repentinamente, parou diante da ameaça da epidemia da Covid-19, que nos alerta para a falência de um modelo econômico inviável e insustentável, o capitalista, e que, ao mesmo tempo, nos convida a repensar nossas práticas e nossas relações consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Atendendo às recomendações da OMS e das demais autoridades competentes de saúde, o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo suspendeu todas as suas atividades, ações e projetos no período de 17 de março a 30 de abril e adiou a realização da 12ª Semana do Quilombo do Sopapo para setembro de 2020.

Como forma de nos mantermos unidos em torno da celebração dos 12 anos do Quilombo do Sopapo, coerentes e conscientes dos cuidados para evitar a disseminação da pandemia da Covid-19, realizaremos um dia celebrativo on-line, com  vasta programação a ser disponibilizada através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/quilombo.dosopapo 

Serão momentos de encontros e abraços (mesmo que on-line) e de fazermos a memória de importantes ações e projetos desenvolvimentos pelos agentes culturais, núcleos, coletivos e parceiros que construíram e constroem cotidianamente essa “Casa Comum” que o Quilombo do Sopapo representa.

#FicaEmCasa e divulgue, acesse, acompanhe e interaja com nossa programação neste dia. Curta, comente, celebre conosco!

Estamos certos que sairemos mais fortes depois dessa travessia!

#QuilomboDoSopapoSempre

Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo | Coordenação Executiva           

PROGRAMAÇÃO

9h – Quilombo do Sopapo 12 anos: Saudação de Mestra Griô Sirley Amaro (madrinha do Quilombo do Sopapo)

Disponível em: https://www.facebook.com/quilombo.dosopapo/videos/661001781133595/

09:30h – Saudação da Coordenação Executiva da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo pelos 12 anos de caminhada (Cristina Nascimento e Leandro Anton)

Disponível em: https://www.facebook.com/quilombo.dosopapo/videos/155793189153987/

10h – Lançamento Revista Quilombo do Sopapo – Culturas Populares 2018 (versão digital). Live com bate papo dos integrantes da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo + disponibilização de link para acesso à revista

14h – Live sobre os  trabalhos fotográficos do Coletivo Imagens Faladas – fotografia como dispositivo artístico pedagógico. Disponibilização do link dos livros e dos vídeos “Sensibilização do Olhar – A Presença da Ausência”, “InovaSus 2015 – Gestão da Educação na Saúde” e “Imagens Faladas” (Leandro Anton e Cristiano Rosa)

16h – Live sobre o projeto colaborativo “Os Três Presentes Mágicos” e disponibilização de link com última apresentação do Coletivo Kayodê de Arte Negra (Leandro Silva)

18h – Live sobre projeto colaborativo “Devaneios” e disponibilização de link com gravação integral do espetáculo (Leandro Silva) 

20h – Live sobre o Estúdio Multimeios: “Desafios dessa trajetória, Operacionalidade construtiva e Possibilidades para o futuro” (Iam Kim)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 1 =