Comparsa Tambor Tambora inicia as atividades no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

No dia dia 01/02 teve início a Comparsa Tambor Tambora, com o objetivo de difundir o candombe em Porto Alegre. Os encontros ocorrem todos os sábados no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, parceiro do projeto, das 16:30 às 18:30.

Na primeira hora do encontro está previsto um estudo coletivo no Estúdio Multimeios do Ponto na forma de imersão nos toques, historicidade e contexto do candombe na contemporaneidade. No segundo momento ocorre um toque coletivo na praça em frente. O projeto é gratuito e aberto à comunidade, havendo, contudo, número limitado de tambores no local.

Sobre a Comparsa Tambor Tambora

A Comparsa Tambor Tambora é um coletivo fundado no final de 2019 por Lucas Kinoshita, Matheus Leite, Marcelo Sikinowski, Pepe Martini e Ziza Rabelo.  Como habitantes desta fronteira sul do Brasil,  somos influenciados pelas expressões culturais dos países vizinhos.  Entre elas está o candombe, manifestação popular originária da capital montevideana, a qual está inserida pelo território uruguayo. Decretada patrimônio nacional e imaterial da humanidade pela UNESCO, o candombe vem atravessando fronteiras estando presente  em diferentes contextos.

O nome que inspira a Comparsa Tambor Tambora é uma homenagem ao músico Jorginho Gularte com reconhecida carreira no Uruguay, mas que, poucos sabem, é nascido em Porto Alegre. Estamos imersos no nosso Brasil, mas abertos à riqueza cultural da vizinhança, afinal, nas palavras de Benedetti, “o sul também existe”

Colaboração Texto e Imagens: Lucas Kinoshita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 2 =