Oficina de Foto na Lata e Exposição de Rua

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo está realizando desde julho oficinas socioculturais de fotografia pinhole com câmeras de lata nas tarde de quintas-feiras. Para participar basta comparecer no Quilombo do Sopapo numa das tardes indicadas abaixo. A participação é aberta mesmo que só tenha disponibilidade de participar de um encontro, pois todos eles tem produção fotográfica e laboratório, somente em dias de chuva que não fazemos percursos fotográficos.

O oficineiro é o fotógrafo e educador Leandro Anton. A oficina “Qual é a lata do Cristal?”, lata no sentido de rostos, caras, identidades, além de  oportunizar um momento lúdico na linguagem da fotografia utilizando câmeras rudimentares,refletirá sobre o direito à cidade e a ressignificação do espaço público, como lugar de todas e todos.

Como resultado final da oficina, os participantes elaborarão uma Performance de Rua, que será uma exposição fotográfica das produções resultantes dos percursos, em formato de “lambe lambe”. E ela fará parte também da mostra final de todos os trabalhos desenvolvidos no projeto “Cultura e Economia Solidária – tecendo redes pelo direito à cidade”.

foto: Maria Eduarda Silva, na tarde de 15 de agosto de 2019, na Vila Ecológica. Fotografia feita em filme chapa de raio-x utilizando câmera feita em uma lata de tinta de 3,6 litros. Revelação feita no laboratório do Quilombo do Sopapo por Maria Eduarda.

 

As práticas da oficina consistem na construção coletiva de percursos pelo bairro Cristal nos espaços de invisibilidade, a elaboração de um “manifesto” em formato de exposição fotográfica no formato “lambe lambe” sobre o direito à cidade para serem expostas em tapumes e locais de colagem de cartazes nas ruas não só do Bairro como em outros pontos de Porto Alegre, em especial no Centro da cidade por onde transitam moradores de todas as localidades da cidade.

Aos participantes da oficina e da exposição fotográfica serão entregues certificados.

Público: a partir de 14 anos de idade.

Informações:

O que é: Oficina sociocultural de Fotografia Pinhole com câmeras de lata (Exposição fotográfica de rua “Cultura pelo Direito à Cidade).

Datas/Horários: 26 de setembro, 03, 10 e 17 de outubro (quintas-feiras), das 14:30 às 17 horas.

Local: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, na Avenida Capivari, nº 602, Cristal, Porto Alegre, RS.

Inscrições: através do e-mail [email protected] (enviar nome completo, data de nascimento, endereço e telefone/whats).

Atividade gratuita.

Mais informações: (51) 99214.9358

Esta atividade faz parte do projeto “Cultura e Economia Solidária – Tecendo Redes pelo Direito à Cidade”, realizado pela Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo com o apoio do Fundo Socioambiental Casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 5 =