Vivência com o Sopapo e Pintura do Grande Tambor

mosaico

Durante os dias 14 e 15 de novembro de 2015 vai acontecer uma vivência tendo como foco o Tambor de Sopapo. Serão 2 dias para conhecer a história deste tambor típico do Rio Grande do Sul, herança cultural dos negros escravizados que trabalharam nas charqueadas durante o século XVIII.

O Sopapo carrega consigo uma história incrível, tendo passado por altos e baixos e considerado, até certo ponto, extinto. Em 1998, foi resgatado pelos Mestres Griôs Giba Giba e Baptista através do Projeto Cabobu. Além da história carrega, também, a força da ancestralidade negra.

Para saber mais, assista ao filme O Grande Tambor, de realização do Coletivo Catarse em parceria com o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e artistas como Richard Serraria.

Durante a vivência, as pessoas terão a oportunidade de conhecer mais a fundo o instrumento e sua história, além de presenciar parte da construção de um sopapo pelas mãos de José Baptista, filho de Mestre Baptista, luthier que desenvolveu junto a seu filho uma metodologia própria de construção do tambor moderno. Hoje, o filho é a pessoa que mantém vivo este patrimônio histórico, construindo em sua oficina, na casa de sua família em Pelotas, sopapos de acabamentos impecáveis.

Venha participar dessa vivência, que também contará com a sabedoria de Dona Maria, mãe de José e fiel amiga e companheira de Mestre Baptista. Veja e ouça de perto a história sendo recontada e construída pelas mãos de quem tem a memória viva.

Uma realização do Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre com o apoio do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.

Serviço:

Vivência com o Tambor de Sopapo
Dias: 14 e 15 de novembro de 2015
Horário: 9h – 12h e 14h – 17h30
Local: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Av. Capivari, 602 – Cristal, Porto Alegre – RS)

Almoço no local: contribuição de R$ 5,00

NO SÁBADO SEGUE:

Dando sequência a programação do mês da consciência negra no Quilombo do Sopapo, no sábado dia 14, iniaremos às 18h um SARAU de textos e poesias negras, textos que teremos disponíveis no Ponto de Cultura, mas que convidamos a todos trazerem suas contribuições para compartilharem.

O SARAU contará também a presença de Mestre Sirley Amaro, dos Griôs Jaburu e Edu do Nascimento. Será o SARAU que gerará o ambiente para um momento especial do Quilombo do Sopapo, que com a preença de Dona Maria e José Baptista, daremos início a pintura do Sopapo que buscamos em 29 de março de 2009, em Pelotas, na casa de Mestre Baptista e que está na abertura do Grande Tambor que pode ser assistida esta entrega clicando no link que segue https://www.youtube.com/watch?v=d4FxFf0-xhw .

Sopapo que teve seu primeiro toque por Mestre Baptista e Mestre Giba Giba, padrinhos do Quilombo do Sopapo. Depois de seis anos de vivênvia deste Sopapo ele será vestido para seguir sua caminhada no Cristal!

1265204730196_f4330396037_e635021d57_o4331119924_deef824467_o

Fotos tiradas nos dias 28 e 29 de março de 2009. A entrega do Grande Tambor foi na tarde de 29 de março de 2009, em frente

a casa de Mestre Baptista na cidade de Pelotas.

Um comentário sobre “Vivência com o Sopapo e Pintura do Grande Tambor

  1. Pingback: LEILÃO DE UM SOPAPO – Quilombo de Sopapo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =